domingo, 2 de setembro de 2018

Apresentação

O meu intuito ao criar este blog, é me motivar a continuar firme no meu objetivo de criação de patrimônio, além de aprender sobre este mundo maravilhoso dos juros compostos e afins que possibilitarão a minha tão sonhada independência financeira.


Sou casado, na faixa dos 30 anos, funcionário público concursado e pai. Como a maioria dos brasileiros nunca tive educação financeira em casa. O meu modelo de educação financeira seguiu (infelizmente) os passos do meu velho pai, que apesar de ser um ótimo pai foi um péssimo administrador dos seus recursos, pois estava sempre mergulhado em dívidas, empréstimos e acalentava o sonho de um dia ter uma virada financeira ganhando na mega sena. A minha história se confunde com a dele no momento em que ao prestar e passar neste concurso público, comecei a realizar empréstimos com os mais diferentes motivos e de lá pra cá, são anos numa interminável bola de neve que encheu o bolso de muitas financeiras.


Aprendi que ninguém é culpado por ter nascido onde nasceu, mas que todos podem mudar a realidade e o seu futuro um passo de cada vez. Aprendi também que educação financeira é essencial e que um mindset diferente é capaz de mudar a situação antes mesmo que tenhamos condições materiais de fazê-lo. E foi exatamente o que fiz.
Mudei minha mentalidade no final de 2017 e com muito planejamento estou conseguindo alcançar alguns objetivos modestos, porém alcançáveis. Estabeleci alguns pilares essenciais, dentre eles nunca mais pegar empréstimos (alguns deles já chegaram a incríveis marcas de 70% da minha renda), sempre poupar 30% de toda renda extra, e me questionar sobre a aquisição de qualquer produto. Atualmente possuo alguns passivos que acabam levando uma parte significativa da minha renda: Uma casa onde moro atualmente e que está em fase de acabamento, um carro usado financiado e que atualmente resta uma parcela (ufa!) e uma relação interminável de coisas a serem feitas, aliás esta é uma estratégia que tem funcionado: sempre ter uma relação de tudo o que precisa ser feito e orçado mesmo que não tenha dinheiro para isso, assim quando surgir, poderei alocar corretamente os recursos de acordo com as prioridades.
Agora o porquê do nome: Centavos a tilintar remete a um som emitido quando os ganhos oriundos do trade caiam na conta. Cada centavo de dólar contava e é esta a idéia: Aproveitar cada recurso e chegar ao objetivo galgando metas pequenas e alcançáveis.

Há ainda pormenores sobre minha vida que com o decorrer do tempo dissertarei aqui pra não ficar muito extensa a minha apresentação. Então, let's go!

2 comentários:

  1. Olá parceiro!

    Seja bem-vindo a blogosfera financeira!

    Minha situação é bem parecida com a sua. Na medida do possível, vou estar acompanhando a sua jornada. Dá uma passala lá no meu blog também para conhecer um pouco a minha história.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Normalmente quando alguem comenta aqui no blog, sempre dou uma checada na primeira postagem para saber de onde a pessoa vem. Vi lá seu post e ele detalha algumas situações minhas que não couberam numa primeira explanação. Estarei acompanhando e torcendo pela sua virada.

    ResponderExcluir

LEIA TAMBÉM:

Primeiro as primeiras coisas

Bom, pra quem não sabe estou começando praticamente do zero. É, do zero mesmo. Talvez isso seja um incentivo para aqueles que estão pensan...