domingo, 2 de setembro de 2018

Primeiro as primeiras coisas


Bom, pra quem não sabe estou começando praticamente do zero. É, do zero mesmo. Talvez isso seja um incentivo para aqueles que estão pensando em mudar de vida também e nunca tenha visto alguém começando sem condições. Ah, e sem conhecimento também. O que sei sobre investimentos aprendi praticamente lendo em blogs e assistindo canais de investimentos o que chega a ser no máximo uma pincelada de conhecimento. Assimilei alguns conceitos básicos como fundo de emergência, investimento de longo e médio prazo e por enquanto estou na primeira fase.
Porém o fato de eu estar começando não significa que eu tenha decidido agora. No post anterior, eu falei sobre a mudança de pensamento e este planejamento fez inclusive que eu conseguisse assumir as contas do lar sem mais precisar da ajuda financeira da minha esposa. Esta era uma meta que com muito planejamento, redução dos custos mensais e adoção de um novo comportamento consumidor, eu consegui alcançar. Agora ela tem disponível 1K para suas despesas pessoais e até o suficiente para guardar também. Quanto a mim, após quitar as despesas sobra até um dinheirinho, rsrs.
E é sobre este dinheirinho que vamos falar. A primeira sobra do mês de Agosto (R$ 288,94) passou a compor a primeira meta que é a criação de um fundo de emergência. Como tenho um emprego estável, 6 meses das minhas despesas são suficientes para este fundo, o que gira em torno de R$14.225,34.
As despesas fixas consideradas no cálculo, representam 57% dos meus vencimentos, que será posto em prática a partir do mês de novembro quando algumas despesas serão quitadas me permitindo aportes mensais de 1K, além de um valor para despesas com lazer da família.
Como preciso juntar este valor aliado com uma liquidez e rentabilidade diária, escolhi o tesouro Selic 2023:
Segundo as minhas projeções, levarei em média 14 meses somente para construir esta reserva e somente a partir daí, começar a diversificar a carteira. Usarei este tempo para aprender sobre investimentos e investir também nos estudos que podem me render uma alavancada patrimonial considerável.
De resto, é só aguardar para fazer novos aportes constantes e aproveitar que o tempo agora está trabalhando a meu favor.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA TAMBÉM:

Primeiro as primeiras coisas

Bom, pra quem não sabe estou começando praticamente do zero. É, do zero mesmo. Talvez isso seja um incentivo para aqueles que estão pensan...