terça-feira, 4 de setembro de 2018

Qual o seu conceito de independência financeira?


Antes de criar este espaço, andei navegando por outros blogs na blogosfera (ainda estou me acostumando com alguns conceitos) e encontrei muita coisa bacana por lá. É praticamente unânime o desejo dos companheiros de chegarem a tão sonhada IF como eles carinhosamente apelidaram a independência financeira. Porém é inevitável não fazer a seguinte pergunta: Quando finalmente eles saberão que chegaram lá? Sim, porque as realidades são bem distintas e as cifras também.
Num canal sobre finanças que acompanho no Youtube por exemplo, uma garota fez um vídeo comemorando a sua chegada na marca de um milhão de reais, depois de uma vida de poupança, investimentos e sacrifícios que lhe garantiram atingir esta marca aos 34 anos de idade. Conversa vai, conversa vem, o vídeo acaba e eu fiquei com aquela sensação de “ela chegou lá... ” Suspirando com a idéia de como seria a minha vida com um milhão também. Mas depois de assistir uma playlist descobri que a saga continua, pois ela disse que a meta é chegar aos 5 MILHÕES!! Como assim? A mulher levou uma pá de tempo para alcançar toda aquela bolada e agora o que ela vai fazer é juntar mais?
Por isso conceito de IF é relativo. As condições, vivências, experiências e expectativas de cada um determinam quando saberá que finalmente chegou lá. O amigo Frugal simples (me permita chama-lo assim) escreveu um artigo sobre felicidade x independência financeira que me fez pensar muito sobre este conceito. Recomendo que leiam o artigo dele aqui.
A garra de algumas pessoas e sua obstinação em seguir firme em suas metas são impressionantes. Muitas delas realmente conseguirão estas marcas, serão milionárias, independentes financeiramente, vivendo de renda como sempre desejaram. Mas por quanto tempo usufruirão deste benefício? A caminhada realmente valeu a pena? Ela aproveitou, viveu cada momento em que aportava, ou se privou na expectativa de fazê-lo 10, 20 anos à frente? Já li sobre pessoas que para acelerar o crescimento patrimonial e chegar ao objetivo mais cedo, poupavam 70, 80 por cento de um salário que lhes fazia falta ou ainda vendiam parte de seu tempo de descanso em outra jornada de trabalho para conseguir mais alguns reais.
A vida não é o futuro, é agora. Se vamos conseguir chegar ao final de tudo isso não sabemos, mas temos de ter certeza de que estamos aproveitando a caminhada. Se alcançarmos, com certeza estaremos muito mais velhos do que agora, com o vigor físico diminuído, a feição mais cansada e sob os efeitos implacáveis de um tempo que age tanto nos juros compostos quanto nas células do nosso corpo.
Cada aporte tem de valer a pena e cada retirada também. “Tudo na vida tem um preço” é o que dizem, mas existem coisas que simplesmente não podem ser compradas, ainda que seja o homem mais rico do planeta.
Equilíbrio é o meio termo disso tudo. Muitas vezes a expectativa é maior do que a realidade e esta não raramente frustrante. Atingir a independência não depende de ter um montante milionário na sua carteira de investimentos, está mais ligado a como você se sente em relação a vida que tem. Talvez uma reflexão sobre o que é este conceito agora, te poupe muito tempo que pode ser perdido lá na frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA TAMBÉM:

Primeiro as primeiras coisas

Bom, pra quem não sabe estou começando praticamente do zero. É, do zero mesmo. Talvez isso seja um incentivo para aqueles que estão pensan...