sábado, 29 de dezembro de 2018

Merry christmas

Final de ano dificil. 
Apesar de mais receita, nenhum aporte, fico triste em dizer isso.
Agora analisando friamente, posso concluir que eu me sabotei. Eu ia escrever que aconteceram várias coisas e por isso não aportei, mas no fundo eu só queria enganar vocês porque não consigui me convencer disso. 
Os planos também alteraram por questão de meses e ainda se vacilar, terei de sacar um pouco do poupado também. Tudo por causa do carro que me obrigou a gastar um dinheiro considerável em manutenção e as parcelas acabaram furando meu orçamento. 
O lazer, que tanto vejo furando os orçamentos dos meus concidadãos blogueiros, tomou parte nesta vilania jogando a ultima pá de cal neste descontrole. Mas de algum modo eu me sinto feliz por isso, pois me lembra de que sou humano e ainda lembro da importância da convivência social.
Lembrando que o dinheiro é um péssimo senhor e um ótimo escravo, muito dos meus planos mudaram abruptamente, o que mudará consideravelmente a minha capacidade de aportar.
Decidimos (eu e minha esposa) que ela deixará de trabalhar fora no primeiro trimestre do novo ano. Não, eu não sou rico e não ganho rios de dinheiro. Mas tenho percebido que não temos dedicado tempo de qualidade em criar nosso filho. Esta decisão afetará o orçamento em R$ 1.100,00 a menos e gerará uma despesa mensal a mais para mim de R$ 1.900,00.
Como hoje pago sozinho todas as despesas mensais, ela tem liberdade para decidir como gastar o salário dela, que muitas vezes é utilizado em coisas do lar. Só que eu entendo que a liberdade de se ter o próprio salário sem ter de pedir ou se explicar como será gasto não pode ser subtraída, logo pagarei o salário dela com todos os benefícios que hoje percebe. Considero isso um custo de oportunidade, pois a educação (familiar) do nosso filho não estará delegada a terceiros.
Foi uma decisão muito difícil, porem acertada pois isso afetará muito a maneira como vivemos para melhor.
O rendimento segundo a planilha do adp segue abaixo sem muita novidade:



Pretendo fazer uma compensação logo após pagar as parcelas, no intuito de garantir  fechamento anual estimado.

Um comentário:

  1. Eh isso aí Julius, mudanças de plano sempre acontecem. O importante é não esmorecer rumo a um objetivo maior. Feliz 2019 amigo!

    ResponderExcluir

LEIA TAMBÉM:

Primeiro as primeiras coisas

Bom, pra quem não sabe estou começando praticamente do zero. É, do zero mesmo. Talvez isso seja um incentivo para aqueles que estão pensan...